Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Turístico

Um Blog de Técnicos para Técnicos e de Técnicos para Turistas. Tudo o que é preciso encontrar sobre Turismo, está aqui!

Delícias Alentejanas

20.09.12 | Damiana Sousa

A hospitalidade alentejana torna difícil a escolha do destino. Recomendo, a quem procura um local de diversidade histórica, uma visita à simpática Vila medieval de Castelo de Vide, que dá o seu ar de "cidadezinha moderna".

Oferece, a quem visita, um Centro Histórico riquíssimo dentro dos seus 2,5km de muralhas, onde impera ainda a conservação de tradições.

Comece a sua visita no que ainda resta da Porta de São João, um trecho da muralha já em ruínas; seguindo em frente, explore a Igreja de S. João Baptista, uma das mais antigas Igrejas de Castelo de Vide. Dirigindo-se para a Praça D. Pedro V, vai encontrar a Igreja Matriz, que pela sua construção é considerada a maior da Vila. A sua visita convida-o a seguir agora para os Paços do Concelho. Este edifício, concluido no século XVII, contempla no seu interior um Salão Nobre com pinturas representativas da região e da 2ª Guerra Mundial; adjacente aos Paços do Concelho, está a Torre de Relógio, cuja construção data do século XVIII.

Suba agora em direcção ao Castelo pela Rua do Mercado e absorva a tipicidade de construções alentejanas de influência medieval.

A Fortificação Abaluartada é o seu cartão de entrada na zona do Castelo. Siga até às desalinhadas Portas da Vilarepletas de arcos quebrados que dão acesso à Rua Direita. Perpendicular a esta rua e em pleno Burgo Medieval, vai encontrar os antigos Paços do Concelho, uma antiga casa do século XV, conhecida como Casa da Câmara. Explore de seguida os Quartéis (século XII), que constituem uma sucessão de portas, compostas por imponentes chaminés e lareiras interiores. Depois da sua função militar, estes Quartéis foram transformados em abrigos e habitações. Enquanto se aproxima da Porta de São Pedro, admire a paisagem militar através da Cerca Urbana e das Fortificações. Percorrendo o que ainda resta do Burgo, chega ao ex-libris da Vila, o Castelo, cuja construção foi finalizada em 1327. Admire as muralhas e a Torre de Menagem, percorra a paisagem alentejana e descanse o olhar na Serra de S. Mamede.

A sua visita histórica termina aqui, mas pelo concelho tem ainda muito a descobrir.

As casas caiadas de branco, as cores garridas dos vasos à janela e a calmaria alentejana vão fazê-lo regressar com toda a certeza.

 

 

- Para mais informações, consulte as informações turísticas disponibilizadas pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, aqui.

- Mapa de Castelo de Vide, aqui.



Castelo de Vide

Fonte da Imagem: quelarinha.blogspot.pt