Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Turístico

Um Blog de Técnicos para Técnicos e de Técnicos para Turistas. Tudo o que é preciso encontrar sobre Turismo, está aqui!

Ruinas com Vida

19.09.12 | Damiana Sousa

Hoje é convidado a explorar uma das Aldeias Históricas embrenhada entre campos e serras, entre vestígios megalíticos, romanos e mesmo árabes. Castelo Rodrigo é uma aldeia medieval que oferece uma injeccção de história desde o tempo das Reconquistas, através do testemunho do seu património.

A sua visita deverá começar pela Porta Nascente, cuja paisagem até lá, permitir-lhe-á observar os rochedos graniticos que remetem para a silhueta de um mouro ou de um guerreiro. Continue o seu percurso até à Torre do Relógio, que entre as suas ruínas se percebe que o seu movimento era feito com pesos. A visita segue para um cenário inesquecível junto do Paço do Marquês de Castelo Rodrigo. Nesta zona, explore a Porta da Traição e o Túnel. Abandonando as ruinas medievais, chegará à Igreja Matriz classificada como Monumento Nacional em 1922. Fundada no século XIII, o objectivo seria de apoiar romeiros e peregrinos que se dirigiam para Santiago de Compostela e Roma. A pouca distância vai encontrar o Pelourinho de estilo manuelino, assim como o Padrão Comemorativo que assinala os feitos de Castelo Rodrigo na Guerra da Restauração da Independência. A sua visita passará também pela Casa número 36 de estilo manuelino e pela Casa da Cadeia.

Admire ainda o que resta das muralhas da vila que eram formadas por 13 torreões e termine apreciando a bela paisagem serrana que abriga um dos lugares mais relevantes na defesa do território português.

 

Castelo Rodrigo -

Fonte da imagem: comurbeiras.pt

 

Ruinas do Palácio de Cristóvão de Moura

Fonte da Imagem: aldeiadaminhavida.blogspot.pt - Autor: © João Menéres

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.