Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Turístico

Um Blog de Técnicos para Técnicos e de Técnicos para Turistas. Tudo o que é preciso encontrar sobre Turismo, está aqui!

Música em Sernancelhe

21.06.12 | Damiana Sousa

Sou uma defensora de primeira linha das expressões culturais, dos eventos que promovam o desenvolvimento artístico e que eduquem a sua sociedade. Por isso mesmo, trago hoje ao blog um evento que se realiza todos os anos em Sernancelhe: Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica que este ano conta com a sua 14ª edição. Terá lugar de 27 a 30 de Junho.

Já tive oportunidade de assistir ao evento e posso garantir que é uma opção bastante recomendável. Sou da opinião que a Cultura deve ser fomentada. Comparados com outros países da Europa que apostam na realização de eventos do género, somos ainda muito pequenos... Não diria pequenos... talvez nos falte a sensibilidade de saber apreciar todos os trabalhos que são desenvolvidos culturalmente.

Quem for apreciador da Guitarra Clássica (vulgarmente e erradamente designada por "Viola"), deverá fazer de Sernancelhe um ponto anual de passagem obrigatória. O Concurso e Festival conta com convidados de renome deste meio.

Junte o útil ao agradável, rentabilizando o seu tempo, aproveitando para conhecer um pouco do que Sernancelhe tem a oferecer (e não são só as castanhas). Ficará surpreendido com as características marcantes de uma vila tipicamente serrana e portuguesa. As casas de pedra, o isolamento, as tradições, a gastronomia...Os inúmeros solares no concelho, mosteiros, pelourinhos e santuários. As individualidaes de cada aldeia, a natureza pura, as linhas de água... Tem muito por onde se entreter em Sernancelhe.

Aproveite e faça a sua própria romaria até à Srª da Lapa, o ex libris do concelho. Lugar de culto e misticismo em torno da entrada para a Gruta. A passagem, por ser tão estreita, dizem que restringe a entrada aos pecadores; apenas os redimidos conseguem entrar na Gruta. Não se deixe influenciar pela silhueta; acontece pessoas esbeltas ficarem travadas à entrada e pessoas mais robustas entrarem sem problema.

Recomendo vivamente que se deixe deslumbrar por mais este cantinho bonito de Portugal.

Se preferir pernoitar neste pequeno paraíso, tem a oportunidade de se integrar na História, na Casa da Comenda de Malta ou no Hotel Rural - Convento de Nossa Srª do Carmo (Freixinho).

Bom espetáculo e boa viagem!

 

 

Pra mais informações sobre o Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica, consulte a página oficial: www.guitarsernancelhe.eu

 

 

Programa Festival e Concurso Internacional - fonte: www.guitarsernancelhe.eu

 

 

 

 

Sernancelhe - fonte: anteprojectos.com.pt

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.