Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Turístico

Um Blog de Técnicos para Técnicos e de Técnicos para Turistas. Tudo o que é preciso encontrar sobre Turismo, está aqui!

Herança Patrimonial

17.06.12 | Damiana Sousa

Na região Oeste de Portugal, existe um cantinho delicioso rico em História e património Natural, que mata a fome a quem procura testemunhos do passado.

É em Sobral de Monte Agraço que pode encontrar paisagens preenchidas por ruínas, igrejas, capelas, quintas, casas senhoriais, fortes e os típicos moinhos da região Oeste.

O Centro Histórico da Vila é a sua imagem de marca e convida a um retrocesso, lembrando as típicas Vilas donas de si próprias, onde há seculos atrás se pavoneavam os grandes Senhorios e a Nobreza nacional.

A partir da sua Praça é possível visitar o Chafariz, perder-se no romantismo do seu Coreto e visitar a Igreja de Nossa Senhora da Vida (data do século XVII). Tem ainda a oportunidade de admirar os Paços do Concelho e o Solar dos Condes de Sobral. Presente na Vila está ainda uma antiga Adega de prensa de Vara, composta também pelo Núcleo Museológico do Vinho e a típica Praça de Touros.

Não deixe também de visitar o Moinho do Sobral. Recomenda-se a marcação prévia da visita.

Desfrute de um pequeno piquenique no Parque de Merendas de Sobral de Monte Agraço e parta depois rumo à descoberta das Linhas das Torres.

O Forte do Alqueidão, a par com um conjunto de oito fortes existentes no Concelho, integra a 1ª Linha de Torres e é considerado dos mais bonitos miradouros da Estremadura. É possível obserar a costa atlântica, distinguindo as Berlengas e Sintra, a Arrábida, o Rio Tejo e as bonitas Lezírias Ribatejanas. Ainda no Forte, é possível descobrir marcos de uma defensiva sangrenta contra as Invasões Francesas.

Sobral de Monte Agraço é um testemunho ainda vivo no contributo da História de Portugal.

Tem ainda à sua disposição variados espaços verdes, onde é possível realizar diversas actividades, que incluem Percursos Pedestres (Rota dos Moinhos e Rota do Sizandro).

Ao chegar a Sobral de Monte Agraço, vai com certeza perder-se na calmaria da sua rotina. Os seus habitantes pachorrentos e hospitaleiros, vão fazê-lo sentir parte da família da Vila.

 

Para mais informações, consulte: http://www.cm-sobral.pt

 

Localização Sobral de Monte Agraço - fonte: viajar.clix.pt

 

Praça Sobral Monte Agraço - fonte: pt.wikipedia.org

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.