Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório Turístico

Um Blog de Técnicos para Técnicos e de Técnicos para Turistas. Tudo o que é preciso encontrar sobre Turismo, está aqui!

Netherland

10.05.12 | Damiana Sousa

Quando andava a tirar o curso, sonhava ser daquelas empresárias de sucesso que viajam por todo o lado para tratar de negócios. Ainda não cheguei bem lá, mas felizmente já tive oportunidade de viajar como Turista de Negócios.

A última experiência levou-me até à Holanda.

Fiquei realmente fascinada com o modo de vida e com a hospitalidade das pessoas. Não interessava a idade das pessoas, mas todas elas me ajudaram quando perguntava se era aquela a estação de comboio que necessitava, todas as pessoas me davam indicações claras e concisas de direcções, todas as pessoas se mostravam com um simpático sorriso predispostas a ajudarem-me, num inglês perfeito.

(Não se pode dizer isto, ainda para mais, eu que sou uma adepta ferverosa da publicidade turística nacional... mas nós, aqui no nosso cantinho, salvo raras exepções, quando nos pedem direcções mandamos as pessoas «seguir em frente, depois vai por um cruzamento e não vira à direita, vira à esquerda, apanha uma rotunda e sai logo na segunda à direita, passa no Café, passa o mini mercado, segue uma plaquita que diz Farmácia, mas ao chegar ao cruzamento da Farmácia, segue em frente, continua nos semáforos e depois por ali vai encontrar alguém que o ajuda...»)

Uma vez na Holanda, absorvi, como habitualmente, o máximo possível de costumes, arquitectura, horários, clima... Têm uma construção típica de casas, uma maneira super inteligente e amiga do ambiente de se locomoverem (e eu a pensar que os alemães é que eram os adeptos máximos da bicicleta!), para além de promoverem bastante este meio de transporte.

Perdi-me no queijo e nas ruas (não literalmente, na questão das ruas) e voltaria lá de certeza.

Hospedei-me na simpática cidade de Woerden, onde aconselho o restaurante De Baron (com cozinha Holandesa e Belga). Estava a 5 minutos da Estação de Comboio, que me permitiu deslocar facilmente para Utrecht, para tratar das questões profissionais. Constatei que a Holanda tem um excelente serviço de transportes colectivos, nomeadamente o comboio, com grande flexibilidade de horários.

O Best Western Hotel Woerden tem um excelente atendimento, com uma construção tipicamente holandesa. Fui deliciada com um quarto com vista para o canal Nes, onde pude observar pequenos barcos pertencentes às casas familiares dispostas na outra margem.

O centro da cidade, onde sem surpresa, encontrei o privilégio do comercio tradicional de rua, estava bem pertinho do hotel. As ruas, muito bem identificadas, permitiram-me explorar sem grande dificuldade as redondezas.

Tendo a minha agenda cumprida, aproveitei para passear um pouco por Utrecht e descobrir as imagens típicas da Holanda que vemos nos filmes, com pontezinhas, repletas de bicicletas e tulipas, a atravessarem as margens dos canais (em Utrecht, foi, para mim, o caso do Canal Oudgeracht).

Mais uma vez, a excelente sinalização dos principais pontos de interesse, serviram a minha curiosidade turística.

Só tive pena do tempo chuvoso, que contrastou fortemente com o meu estado de espírito.

Trouxe na mala queijo, tulipas e uma grande vontade de voltar e matar as saudades.

 

Posteriormente, irei publicar um roteiro recomendável, explorado por mim, para visitar as cidades de Woerden e Utrecht.

 

Aqui fica um "cheirinho" do que pode estar a perder, naquele país mergulhado em água, queijo e tulipas.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.