Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Turístico

Um Blog de Técnicos para Técnicos e de Técnicos para Turistas. Tudo o que é preciso encontrar sobre Turismo, está aqui!

Pormenores da Bairrada

27.02.13 | Damiana Sousa

O tempo frio pede aconchego e nada melhor que partir à descoberta do concelho de Anadia, que aconchega não só a vista, como o estômago com o imperdível Leitão e o seu fiel acompanhante, o famoso Espumante da Bairrada.

É na Anadia que se colhem as melhores uvas, onde os vinhedos se destacam na paisagem. O património cultural e natural abrem o apetite para uma visita inesquecível.

Comece por explorar o Museu do Vinho da Bairrada. É um edifício contemporâneo que expõe colecções temporárias e permanentes.

Tendo como tema principal o Vinho da região da Bairrada, o Museu tem como objectivo dar a conhecer aos seus visitantes a arte, a cultura e a história vitivinícola da região da Bairrada. A exposição permanente designada por “Percursos do Vinho” está muito bem organizada, mostrando, através de vídeos, imagens e objectos, todas as fases do ciclo de Produção do Vinho (cultivo da vinha, o tipo de castas predominantes, a vindima, a vinificação do Espumante, a vinificação nas caves e adegas, a prova…). A divisão das salas por temas e a gestão da Enoteca pelos produtores da região são um dos pontos fortes deste Museu. É recorrente o edifício albergar também exposições temporárias (encontre mais informações aqui).

Em pleno coração da cidade de Anadia, é possível visitar a primeira Quinta a produzir espumantes em Portugal. A Quinta do Ortigão oferece 15 hectares de vinha, onde se podem degustar os vinhos produzidos, que já granjearam alguns prémios.

Ainda embalados pelas tradições vínicas da região, seguimos para a Mancha Vitícola localizada em Paredes do Bairro. Poderá passear pelos vinhedos, envoltos em colinas verdejantes.

A Curia recebe-nos na sua antiga Estação de Caminhos de Ferro, onde hoje funciona o Espaço Bairrada. Aqui é possível adquirir produtos regionais, artesanato local e informações úteis sobre a região da Bairrada.

Chegamos então a um sítio perfeito para uma pausa. O Parque das Termas da Curia oferece 14 hectares de vegetação composto por árvores centenárias. Um passeio pelos jardins e pela gruta é ideal para retemperar energias. Este Parque construido no século XX alberga o Balneário Termal, o Hotel e um lago artificial que poderá percorrer com a ajuda de barcos a pedais.

Despedimo-nos do coração da Bairrada, seguindo para a Barragem da Gralheira, na Moita. Aqui é o sítio ideal para um piquenique e para momentos de lazer, à sombra da vegetação. É um espaço cuidado, repleto de pormenores que facilitam o seu usufruto. Até as crianças têm um espaço exclusivo na Barragem da Gralheira.

Explorado o Concelho de Anadia, ficam ainda por descobrir outros recursos surpreendentes da região da Bairrada...

 

Parque das Termas da Curia (fonte própria)

 

Parque das Termas da Curia (Gruta)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.