Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Turístico

Um Blog de Técnicos para Técnicos e de Técnicos para Turistas. Tudo o que é preciso encontrar sobre Turismo, está aqui!

Nas Voltinhas do... Marvão

16.01.13 | Damiana Sousa

Em pleno Alto Alentejo subsiste uma pequena vila, outrora guardiã das nossas fronteiras. Situada no ponto mais alto da Serra de S. Mamede, a Vila de Marvão oferece, hoje em dia, memórias de um local estratégico, agraciado pela beleza da sua altitude. Com vestígios desde o período de ocupação árabe e posteriormente conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, o Património Arquitetónico e Monumental testemunha as adaptações que a Vila sofreu, tudo em prol da defesa do Alto Alentejo. 

O Castelo, composto por imponentes torres e baluartes, apresenta dois recintos distintos, mas interligados. A não perder a visita à Cisterna. O Núcleo Museológico Militar oferece-nos a possibilidade de conhecer a fundo a história desta Fortaleza.

As Muralhas que cercam a Vila, remontam ao século XIII e encontram-se em perfeita sintonia com o majestoso Castelo, impecavelmente enquadrados na paisagem. Protegidas por esta Fortificação, estão as ruas bem conservadas e arranjadas que nos levam a conhecer a Igreja Matriz e o Museu Municipal, que exibe orgulhosamente vestígios da suas raizes, pela mão das descobertas arqueológicas, das tradições culturais e etnológicas. Conforme se pisam as ruas calcetadas, observam-se características da arquitectura tradicional: os vãos de portas decorados, as janelas góticas e as varandas de ferro forjado. Vale a pena parar para apreciar, sem pressa, pequenas lojas de artesanato onde somos brindados com o trabalho ao vivo dos artesãos.

As ruas estreitas, o ambiente pacífico dentro das Muralhas e o Castelo são o pretexto ideal para um passeio de descoberta. Na mala, levamos com toda a certeza o ambiente de tranquilidade do Marvão.

fonte da imagem: quelarinha.blogspot.com


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.