Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Turístico

Um Blog de Técnicos para Técnicos e de Técnicos para Turistas. Tudo o que é preciso encontrar sobre Turismo, está aqui!

Aldeias Históricas: Trancoso

18.12.12 | Damiana Sousa

Em pleno interior da Beira Alta encontramos mais uma Aldeia Histórica, bem protegida por muralhas. Nas ruas de Trancoso ainda se respira o ar medieval trazido pelas suas casas de pedra.

O seu centro histórico é um dos mais ricos e expressivos do País, graças à sua variedade e número de monumentos de arquitectura civil e religiosa.

Atravesse as Portas d'El Rei que lhe dão as boas vindas à cidade e o farão sentir um verdadeiro membro da Nobreza.

Porque não continuar a sua aventura pelo Castelo e pelas Muralhas que cercam o Centro Histórico... São os mais importantes e mais antigos monumentos do Concelho. A Igreja de S. Pedro é a mais emblemático do Centro Histórico e merece uma visita para apreciar calmamente a predominância do estilo românico. Logo a dois passos, existe o Pelourinho, classificado como Monumento Nacional e de estilo Manuelino. As ruas de Trancoso encaminham-nos sorrateiramente para o Quartel General de Beresford, comandante-chefe das tropas anglo-lusas. A curiosidade por esta Aldeia Histórica continua a ser alimentada pelas vielas com características próprias. Distinguem-se, muito subtilmente, as casas pequenas de duas portas e janelas ogivais e, nas suas paredes, inscrições seculares dos antigos Judeus. Aqui se fixou também um importante núcleo judaico, que deixou o seu legado comercial às gerações vindouras. Para uma melhor percepção desta realidade, o melhor mesmo é visitar a Casa do Gato Preto. Este edifício genuinamente judaico, pelas suas características de moradia e de comércio, tem também esculpido nas suas paredes diversos simbolos específicos desta antiga comunidade.

Arrisque agora sair do conforto e segurança das Muralhas para uma visita ao Palácio Ducal. Não deixe também de visitar a Igreja de S. Bartolomeu, palco do casamento entre D. Dinis e D. Isabel.

Os mais gulosos não vão querer sair de Trancoso sem provar as famosas Sardinhas Doces... e leve umas quantas para partilhar na sua Mesa de Natal!

 

Boas Festas e Boa Viagem!

 

Mais informações, aqui.

 

Porta d'el Rei - Trancoso

fonte da imagem: http://www.rt-serradaestrela.pt

 

Mapa de Trancoso

fonte da imagem: viajar.clix.pt

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.