Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório Turístico

Um Blog de Técnicos para Técnicos e de Técnicos para Turistas. Tudo o que é preciso encontrar sobre Turismo, está aqui!

Magusto nas Aldeias de Xisto

18.10.12 | Damiana Sousa

Envolvida pela bela Serra da Lousã, encontra-se a acolhedora aldeia de Aigra Nova (Góis), inserida na Rede de Aldeias do Xisto.

Constitui um tesouro guardado e um chamamento do passado, conservando as mais bem guardadas tradições aldeãs. Prova disso é o Magusto a realizar no dia 28, que oferecerá uma tarde bem animada, tipicamente rural. Para além das belas castanhas a estalarem quentinhas na fogueira e acompanhadas pela indispensável Jeropiga, conta também com a tradicional matança do Porco a testemunhar pelos mais corajosos, seguido de um almoço.

As ruas estreitas e calcetadas pelo minério local convidam para um passeio calmo, que leva a descobrir as seculares minas de ouro da Aldeia.

Aigra Nova está perfeitamente restaurada, apesar dos seus 1400 anos de existência. Pode adquirir na loja da aldeia Produtos fabricados localmente, como o Doce de Maçã e Castanha, licores e artesanato regional.

Pontos de visita obrigatórios na freguesia são a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, a Ponte Manuelina, as Capelas de São Sebastião e do Castelo e ainda a fonte de Pombal.

Despeça-se da aldeia pela estrada panorâmica que o conduzirá ao ponto mais alto da Serra. Conseguirá distinguir nos seus vales profundos, veados e javalis.

A Aldeia de Aigra Nova pertence ao distrito de Coimbra.

 

Fonte das Imagens: http://www.goisproperty.com

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.