Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Mirandela para além da Alheira...

turismado por Damiana Sousa, em 15.01.14

A região de Trás-os-Montes esconde um secretismo especial, desvendado apenas através da visita aos seus locais imperdíveis. As suas gentes, o património natural e edificado e a gastronomia são os pontos fortes desta região tão bem abençoada "turisticamente".

Hoje, damos um saltinho até à cidade de Mirandela, onde se produzem as melhores alheiras da região (posso confirmar :) )

A Ponte Medieval surge como um belíssimo cartão de visita, cuja imagem predominará qual postal ilustrado: foi edificada no século XVI, com 238 metros de comprimentos e 17 arcos (actualmente 4 estão quebrados). A travessia do Rio Tua sobre esta ponte já só é possível a pé.

Deixamos a ponte, caminhando em direcção ao Castelo de Mirandela, ou ao que ainda é possível ver dele: a Porta de Santo António. A sua construção data do século XVIII e tinha como principal função a defesa desta zona fronteiriça. À espreita, temos o Paço dos Távoras onde estão sediados actualmente os Paços do Concelho. Este edifício reflecte uma construção nobre do século XVII, espelhando a riqueza e magnificência da família Távora. Foram, posteriormente, acusados de tentativa de regicídio, o que levou à vandalização do seu brasão e sua substituição, pelo brasão dos seus herdeiros, os Condes de S. Vicente. Alvo de degradação e abandono o Paço dos Távoras passou então para as mãos da Câmara Municipal em 1912.

Bem centralizado está também o Solar dos Condes de Vinhais, um edifício datado do século XVIII, repleto de pormenores arquitectónicos muito ricos (as janelas, o brasão, a escadaria de granito e a varanda com alpendre sustentado por coluna coríntias). A Igreja da Misericórdia também merece destaque pelo seu retábulo em talha dourada.

Por entre as ruas são inúmeras as curiosidades que se encontram pela mão de estátuas e vestígios culturais, como o lagar de azeite, o tanque e a nora de tracção animal.

O fim perfeito para a visita a Mirandela é na Zona Verde da Ribeira de Carvalhais.

 

fonte da imagem: http://ipt.olhares.com/data/big/133/1333727.jpg

 

 

Se planear uma viagem a esta cidade, até 31 de Janeiro decorre IX Festival de Sabores do Azeite Novo, cujo programa conta com workshops, cursos e seminários. Para mais informações sobre o evento, consulte: IX Festival de Sabores do Axeite Novo - Mirandela

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:56

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris