Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia Mundial do Turismo

turismado por Damiana Sousa, em 26.09.14

Dia 27 de Setembro. Dia Mundial do Turismo. O dia assinala-se um pouco por todo o Mundo.

Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social. A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.

Para este ano, a Organização Mundial de Turismo escolheu o tema "Tourism & Community development" visando chamar a atenção para a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social. As comemorações oficiais internacionais terão lugar em Guadalajara no México.

As comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo em Portugal celebram-se este ano na Alfândega do Porto, dia 26 de setembro, pelas 17h30. A iniciativa conta com a participação do Ministro da Economia, António Pires de Lima, do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e do Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo.

 

Um pouco por todo o país, decorrerão comemorações para assinalar esta data. Confira:

 

- PENAFIEL:

Durante todo o dia as ruas da cidade de Penafiel vão encher-se de animação com a atuação do Grupo de Concertinas “Foles e Folias de Penafiel”, na parte da manhã, e à tarde com Grupos de Bombos do concelho de Penafiel. Às 18:30 o Largo Padre Américo vai acolher uma aula/demonstração de CrossFit e Zumba, de participação livre e gratuita.
Ao longo de todo o dia, a Loja Interativa do Turismo de Penafiel vai disponibilizar a todos os visitantes uma degustação de produtos regionais e proporcionar visitas gratuitas ao Museu Municipal de Penafiel e Museu de Arte Sacra.
A partir das 21:30, e enquadrado nas Jornadas Europeias do Património 2014, o Museu Municipal de Penafiel vai receber um recital de violino e piano com Francisca Portugal – Violino e Isolda Crespi Rubio – Piano, com entrada gratuita e limitada aos lugares disponíveis.

Fonte: http://www.tamegasousa.pt/penafiel-junta-se-comemoracoes-dia-mundial-turismo/

 

- MAIA:

O Turismo da Maia junta-se à Organização Mundial de Turismo nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, com um conjunto de iniciativas direcionadas para os turistas e sector profissional.

Neste sentido, e durante todo o dia 27 de setembro, os turistas são convidados a participar em momentos de degustação de produtos regionais de grande qualidade – Biscoitos da Maia, Lidadores e Vinho Verde - Quinta de Stª Cruz.

Serão ainda apresentadas duas aplicações móveis para Android (TPNP TOMI Go Maia) e iPhone (Mobitur Maia) que disponibilizam um guia turístico da Maia, permitindo uma melhor preparação e orientação da viagem/visita à cidade da Maia.

Fonte: http://www.visitmaia.pt/frontoffice/pages/150?geo_article_id=871

 

- PÓVOA DE LANHOSO:

O programa prevê, para o dia 27, a realização da iniciativa “O fado entre nós”, que envolve conversa com os elementos do Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho. Esta iniciativa realiza-se pelas 21h30, no Theatro Club.

Também no dia 27, a Cave do Vinho Verde, na Casa da Botica, oferece a prova de infusões biológicas, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 18h00. As pessoas poderão experimentar uma destas bebidas quente de salva-ananás (ajuda a combater náuseas, indigestões, estados nervosos e doenças do fígado, etc.) e uma fria de erva cidreira (associada a tratamentos de problemas nervosos, perturbações do sono e problemas gastrointestinais de origem nervosa e ainda no tratamento de febres e constipações, por exemplo) provenientes do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. No mesmo dia e no mesmo horário, o Posto de Turismo, na Casa da Botica, oferece um brinde aos visitantes.

No dia 28, a proposta passa pela realização de Jogos Tradicionais, a partir das 15h00, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, na Vila. As pessoas participantes poderão conhecer ou relembrar jogos como a cabra cega, a malha, a corrida de sacos, o jogo da macaca, o jogo do caracol, o jogo do galo, o jogo do berlinde, o jogo do lenço, o jogo dos pés atados e saltar à corda.

Nos dias 27 e 28, o Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso e a Igreja de Nossa Senhora do Pilar oferecem visitas gratuitas.

 

- MIRANDA DO DOURO:

A Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano em conjunto com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, convidam todos os interessados a marcarem presença no dia 27 de setembro nas atividades preparadas para comemorar o dia mundial do turismo, cujo programa é o seguinte:

15h00 – Inauguração da Loja Interativa de Turismo de Mogadouro
16h30 – Apresentação do Programa da Escapadinha de Outono da Rota da Terra Fria Transmontana

Fonte: http://www.rotaterrafria.com/frontoffice/pages/19?news_id=9

 

- GERÊS:

A associação Gerês Viver Turismo em conjunto com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, organizou um programa que inclui uma caminhada guiada, pelas 09:30 e cuja participação é gratuita, um concerto musical com o grupo Novos Restelos, no Museu da Geira e de entrada livre. Neste dia serão também gratuitas as visitas ao Núcleo Museológico de Campo do Gerês (Museu da Geira e Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna), durante o horário: 09h00-12h30 e das 13h30-17h00.

Para qualquer informação adicional, os interessados podem aceder a www.geres.pt ou contactar o email vivergeres@gmail.com

Fonte: http://www.publituris.pt/2014/09/25/dia-mundial-do-turismo-comemorado-no-geres/

 

- ESPOSENDE:

Integrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, o Município de Esposende, em colaboração com os agrupamentos folclóricos do concelho, vai promover, no próximo sábado, dia 27 de setembro, uma Desfolhada e Malhada, a decorrer a partir das 21h30, junto à igreja paroquial de Fonte Boa.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Turismo integra, além desta atividade, um leque largado de iniciativas, com destaque para a apresentação da Plataforma de Birdwatching e do novo Guia Turístico de Esposende, que decorrerá pelas 14h30, no Centro de Informação Turística de Esposende.

Fonte: http://vaipassear.com/esposende-promove-desfolhada-e-malhada-no-dia-mundial-do-turismo/

 

- LOUSADA:

A data vai contar com uma Rota Gourmet Especial, tendo como mote “À descoberta de Lousada …e dos seus sabores!”. Um percurso pela gastronomia de Lousada com visita ao património histórico do concelho.

Fonte: http://www.cm-lousada.pt/pt/noticias/dia-mundial-do-turismo-assinalado-em-lousada

 

- MURTOSA:

A Câmara Municipal da Murtosa associa-se à comemoração, promovendo a iniciativa, de cariz gratuito, “Conhecer a Murtosa, de bicicleta e de moliceiro”. A actividade desafia os visitantes a conhecerem e usufruírem do território da Murtosa, situado em pleno coração da Ria de Aveiro, numa área de grande riqueza paisagística e ambiental.

Fonte: http://rvria.pt/murtosa-celebra-o-dia-mundial-do-turismo/

 

- OLIVEIRA DE AZEMÉIS:

A Câmara Municipal reconhecendo a importância do turismo para a dinamização económica e social do território, em parceria com o Turismo do Porto e Norte Portugal, pretende desenvolver uma iniciativa e envolver toda a população oliveirense.

Neste sentido, convida todos os oliveirenses para tirar uma fotografia conjunta na promotora virtual junto à Loja Interativa de Turismo, na Praça da Cidade pelas 12h00 do dia 27 de setembro. A fotografia “selfie” deve ser anexada juntamente com uma mensagem alusiva ao tema de 2014 “Turismo e Desenvolvimento Comunitário” e encaminhada para facebook@portoenorte.pt, bem como para toda a rede de contactos.

Fonte: http://www.cm-oaz.pt/agenda.4/comemoracao_do_dia_mundial_do_turismo.e6060.html

 

- CASTRO DAIRE:

O Município de Castro Daire irá proporcionar algumas iniciativas relacionadas com o Património Monumental e Natural deste concelho, a realizar no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo.

Consulte o programa.

 

- ALMEIDA:

A autarquia vai oferecer lembranças da vila histórica e do concelho aos turistas que naquele dia se desloquem ao Turismo Municipal de Almeida e ao Posto de Informação de Vilar Formoso. Tem também disponíveis descontos em todas as publicações à venda no Turismo Municipal de Almeida, passeios de charrete pelo centro histórico de Almeida e visitas guiadas gratuitas à Locomotiva BA 101, em Vilar Formoso.

Fonte: http://beira.pt/portal/noticias/comemoracoes-dia-mundial-turismo-concelho-de-almeida/

 

- CASTELO DE RODRIGO:

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo associa-se ao Dia Mundial do Turismo, que é assinalado no sábado, com a oferta, naquele dia, de entradas gratuitas nas ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, na aldeia histórica de Castelo Rodrigo.

Fonte: http://beira.pt/portal/noticias/dia-mundial-turismo-comemorado-em-castelo-rodrigo/

 

-OURÉM:

O Município de Ourém e a ACISO - Associação Empresarial de Ourém e Fátima, com o apoio da Escola de Hotelaria de Fátima e da Ucharia do Conde, promovem no próximo dia 27 de Setembro, na Vila Medieval de Ourém, as já habituais atividades de comemoração do Dia Mundial do Turismo.

As comemorações terão início pelas 19 horas, na Galeria Municipal de Ourém, com uma sessão subordinada ao tema: “Fátima e a sua relação com o património UNESCO que a rodeia”. Esta sessão conta com a participação da diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão e do diretor do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo. Nesta conversa, moderada pelo presidente da ACISO, Francisco Vieira, os convidados percorrerão as oportunidades e desafios que se colocam ao turismo da região, destacando a articulação entre Fátima e estes monumentos classificados como património da humanidade.

De seguida, na Ucharia do Conde, será dinamizado o jantar subordinado à temática “Cogumelos, azeite e ervas aromáticas”, da responsabilidade do Chef Yannick Génard, docente na Escola de Hotelaria de Fátima.

Fonte: http://www.cm-ourem.pt/index.php/component/content/article/208-turismo/1936-ourem-assinala-dia-mundial-do-turismo.html#

 

- MONTIJO:

A Câmara Municipal do Montijo associa – se às Comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) com duas iniciativas a não perder.

No dia 27 de setembro, no Stand da Câmara na Feira Nacional do Porco (Parque de Exposições) pode participar na prova “Os Rosés da Península”. Em parceria com a Casa Mãe da Rota do Vinhos, a Câmara vai promover uma degustação de vinhos rosé e de carnes frias com o objetivo de mostrar a perfeita simbiose entre estes dois produtos da nossa região.

No dia seguinte, 28 de setembro, entre as 10h00 e as 12h30, não perca um passeio turístico que pretende demonstrar a estreita ligação da cidade ao rio, à pesca e outras atividades económicas ligadas ao tráfego fluvial para Lisboa. O passeio inicia-se no Posto de Turismo, Jardim Casa Mora e vai decorrer no Bairro dos Pescadores, com visita ao Museu dos Pescadores, terminando com um almoço na Feira do Porco. As inscrições (com almoço incluído) custam dez euros. Para mais informações contacte o Posto de Turismo através do telefone 21 232 77 84.

Fonte: http://www.distritonline.pt/comemoracoes-dia-mundial-do-turismo-no-montijo/

 

-SESIMBRA:

Visitas guiadas ao Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, à Jazida de Icnofósseis da Pedreira do Avelino, ao Núcleo Museológico da Moagem de Sampaio e ao Centro de Interpretação do Património Rafael Monteiro, são as propostas do programa de comemorações do Dia Mundial do Turismo no concelho.

A data é ainda assinalada com a exposição Barcos, de Alexandre Leandro, patente ao público na Sociedade Musical Sesimbrense até dia 6 de outubro.

Programa completo, aqui.

 

- PALMELA:

Este ano, Palmela comemora o Dia Mundial do Turismo com um conjunto de iniciativas relacionadas com a história, gastronomia e natureza.

Consulte o programa.

 

- GRÂNDOLA:

As comemorações decorrem entre as 09H00 e as 17H00, no Jardim 1º de Maio e Largo Catarina Eufémia. Terão lugar diversas actividades que incluem Mercado de Artesanato, Feira da Ladra e Animação de Rua. Estarão em funcionamente diversos espaços museológicos. Consulte o cartaz.

 

- SILVES:

As comemorações do “Dia Mundial do Turismo” organizadas pelo Município de Silves centralizar-se-ão, este ano, na vila de SB Messines, estando previstas diversas ações, entre as quais uma palestra, passeios pedestres, uma mostra de produtos locais e diversos momentos musicais, com a atuação de grupos da localidade. As iniciativas são organizadas em parceria pela Câmara Municipal de Silves e pela Junta de Freguesia de SB Messines, com o apoio da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

Fonte: http://www.cm-silves.pt/portal_autarquico/silves/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/Dia+M+Turismo+2014.htm

 

-ALBUFEIRA:

O Município de Albufeira organizou um programa de dois dias para assinalar as Comemorações do Dia Mundial do Turismo, este ano subordinado ao tema "Turismo e Desenvolvimento Comunitário".
A 26 de setembro, um grupo de estudantes, jornalistas e políticos locais vai visitar locais de interesse turístico no concelho e algumas unidades hoteleiras que, pelas suas boas práticas, são consideradas recurso de relevo no âmbito da temática das comemorações.
No dia 27, à semelhança do que aconteceu no ano anterior, a Autarquia associa-se às empresas EVA Transportes, Douro Acima, Turistrem e Albucoop, com o objetivo de promover a mobilidade como fator de desenvolvimento turístico. Assim, residentes, visitantes e turistas podem aproveitar para se deslocar em passeio pela cidade sem pagar bilhete, entre as 9h00 e as 13h00, no Giro e nos autocarros Sightseeing. No mesmo horário, as crianças até aos 11 anos podem viajar gratuitamente no Comboio Turístico. A cooperativa de táxis de Albufeira, em colaboração com o Município, também se associa à iniciativa através da distribuição de brindes àqueles que escolherem o táxi como meio de transporte.
Também quem optar por visitar o Museu Municipal de Arqueologia, no centro da cidade, pode fazê-lo sem necessidade de pagar o habitual bilhete de entrada.

Fonte: http://www.albufeira.pt/noticia/albufeira_assinala_dia_mundial_do_turismo

 

- FUNCHAL:

O Museu Henrique e Francisco Franco associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, dia 27 de Setembro, com entradas gratuitas.

Fonte: http://www.cm-funchal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=851:comemoracoes-do-dia-mundial-do-turismo&catid=4:destaques&Itemid=176

- SÃO MIGUEL:

O Observatório Microbiano dos Açores oferece um chá/infusão termal a quem os visitar neste dia.

Fonte:http://omic.centrosciencia.azores.gov.pt/evento/comemora%C3%A7%C3%A3o-dia-mundial-do-turismo

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:24

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris