Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Era uma vez...

turismado por Damiana Sousa, em 01.08.12

Chegar a Óbidos, revela-se uma verdadeira viagem de regresso ao passado... Um passado secular do tempo dos Reis e Rainhas.

A História da Vila estará sempre associada às conquistas e defesas do Reino, dada a sua excelente localização. Os vestígios árabes e medievais contam essa história de guerreiros que por aqui passaram durante séculos, representando hoje em dia um testemunho vivo de quem tem curiosidade de a conhecer.

Com uma vida repleta de aventuras e de conquistas, Óbidos, tem assim, um privilegiado e convidativo legado arquitectónico.

Inicie a sua visita na Porta da Vila, a entrada principal para Óbidos. No seu interior, existe também uma capelinha da Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Vila. Agora que está protegido pelas muralhas, continue a sua viagem histórica na Igreja de São Pedro, de fundação medieval. Foi posteriormente, alvo de requalificação, onde se podem ainda ver vestígios de arte barroca no seu retalho de talha dourada.

Seguindo para a Igreja da Misericórdia, onde aqui se fundou pela Rainha D. Leonor a antiga Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, descobre-se um tesouro arquitectónico rico e variado (azulejos, retábulos, pinturas...). Contíguo a este edifício é possível encontrar o antigo Hospital da Misericórdia.

Avança-se um pouco mais para chegarmos à Praça de Santa Maria, onde habita a Igreja Matriz, que já pertenceu aos visigodos, aos muçulmanos e caiu nas mãos dos cristãos por D. Afonso Henriques. Destaque também para o chafariz presente na Praça e para o Telheiro, antiga localização do Mercado da Vila até ao início do século XX.

Continuando pelas ruas de traços medievais, chegamos rapidamente ao Castelo, que tem a sua origem na Era Romana. Sofreu diversas reparações e ampliações e hoje alberga a primeira Pousada do Estado num edifício Histórico.

Tem ainda a oportunidade de conhecer mais sobre a história de Óbidos contada também pelos seus Museus e Galerias.

Já fora de Muralhas, dê uma visita ao Aqueduto e não deixe de conhecer a magnífica Lagoa de Óbidos. Tem ainda à sua disposição Campos de Golfe para os apreciadores e 3 Percursos Pedestres diferentes que permitem descobrir a harmonia entre a Fauna, a Flora e o Património Arquitectónico.

 

Até dia 12 de Agosto pode também visitar o Mercado Medieval de Óbidos, uma intepretação fiel do que era o quotidiano da população da Idade Média.

 

 

Para mais informações consulte www.obidos.pt

 

Vila de Óbidos. fonte: airo.pt

 

 

Feira Medieval de Óbidos. fonte: obidos.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:14

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris