Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Histórias de um Rio

turismado por Damiana Sousa, em 28.06.12

Embarque hoje na viagem às importantes Vinhas do Douro, a primeira região demarcada e regulamentada do mundo.

Bem vindo a Peso da Régua.

A Cidade da Régua guarda no seu património importantes edifícios que influenciaram o seu desenvolvimento, em particular o desenvolvimento agrícola e civilizacional. O edifício da Companhia Geral da Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro testemunha o nascimento da Região Demarcada do Douro. Este edifício é actualmente o Museu do Douro, recentemente distinguido pelo European Museum Forum. É visita obrigatória, pois poderá fazer deste o seu ponto de partida para descobrir o resto da região. Na urbe, poderá visitar também Igrejas e Cruzeiros datados do século XVIII; alimente a sua curiosidade vínica, passando pela Casa do Douro, onde poderá ver retratada a história da Região Demarcada do Douro.

Na cidade e concelho do Peso da Régua, tem à sua disposição paisagens de perder de vista. De certo que, se nunca teve oportunidade de ver de perto o Douro Vinhateiro, ficará apaixonado quando vislumbrar os socalcos perfeitamente construidos sobres os vales do rio. Aproveite os miradouros para captar a paisagem mais que deslumbrante. O próprio Miguel Torga deixou-se fascinar, chamando "doce mar de mosto" ao que os seus olhos contemplavam. A Freguesia de Loureiro esconde a varanda sobre a Régua e sobre o Rio Douro. Aqui irá encontrar o Miradouro do Alto de Santo António, um dos mais belos segredos da Região. Aqui, com toda a certeza, o seu olhar irá prender-se a cada pormenos natural, trazido pelos penhascos e pelo vislumbre da Serra do Marão. Foi em Loureiro que a famosa Ferreirinha viveu. Mas foi no Miradouro de S. Leonardo que Miguel Torga se inspirou para as suas obras. Vale a pena ir comprovar o que os olhos deste importante escritor português testemunharam. Pelas aldeias do concelho irá descobrir as típicas casas de Xisto, além de importantes marcos que retratam a antiga sociedade portuguesa: Casa da Ordem de Malta, Casa da Câmara, a Cadeia, a Casa da Comenda, a Ponte Medieval e inúmeras igrejas que preencherão a sua visita.

Peso da Régua, hoje conhecida como Cidade Internacional da Vinha e do Vinho, convida a passeios calmos ao longo das suas margens paralelas ao Douro. Será um local de onde não desejará sair. Aqui vai sentir a grandiosidade da Natureza, com a sua calma verdejante e a sua brisa refrescante do rio. O trabalho do homem está em cada socalco que vislumbrar, que entragam ao mundo um dos melhores vinhos produzidos. Por isso mesmo, acabe a sua visita num dos armazéns de vinho, não deixando de fazer a prova "da praxe".

 

Para informações detalhadas, consulte: www.cm-pesodaregua.com

Descubra mais sobre o Museu do Douro em: www.museudodouro.pt

Vale do Douro - fonte: cm-pesodaregua.com

 

Barragem do Bagaúste - Régua

 

Vista sobre a Régua - fonte: poraipontocom.blogspot.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:23

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris