Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




5 Tesouros a descobrir no Sul da Alemanha

turismado por Damiana Sousa, em 17.04.15

Sou uma amante da Europa, pela sua diversidade e riqueza. Tenho, na minha bagagem, centenas de quilómetros dentro de um carro que serve de domicílio nas viagens. E sempre que fecho os olhos para recordar essas viagens pela Europa vêem-me à memória os campos de perder de vista da França, a paisagem fascinante do País Basco e o horizonte infinito do Sul da Alemanha. O destino que trago aqui hoje.

Não querendo parecer tendenciosa, gostaria hoje de recomendar alguns locais que já visitei na Alemanha e que considero interessantes de serem partilhados. A lista não segue uma ordem específica.

 

1- Schloss Neuschwanstein, Schwangau (Bayern)

É o castelo dos contos de fadas, não fosse ele a inspiração do Castelo de Walt Disney. Ludwig II foi o responsável pela construção deste castelo (1869 - 1886) que considerava o seu refúgio, onde criou o seu próprio reino encantado. Foi considerado um louco pela sua excentricidade.

O interior do castelo prima pelo luxo, com destaque para o Salão dos Cantores, com candelabros maravilhosos distribuídos por todo o salão, iluminado por mais de 600 velas; a Sala do Trono, inspirado na Basílica de Santa Sofia, em Istambul, e o quarto do rei Ludwig II, onde a cama possui magníficos detalhes em madeira feitos à mão e frescos maravilhosos que retratam as famosas óperas de Wagner (as preferidas do Rei). Existe também uma gruta dentro do Castelo - não é possível tirar fotos do interior

Aquando da morte do Rei, muitas das salas e dos quartos não estavam concluídos e assim permaneceram até hoje. Ou seja, Ludwig II nunca viu  a sua obra de sonho concluída. A visita vale muito a pena e a vista do castelo parece saída de um postal ilustrado.

Curiosidade: Neuschwanstein significa “o novo cisne de pedra”, uma adaptação de uma lenda para uma das óperas de Wagner que conta a história do Cavaleiro do Cisne.

Mais informações em: http://www.neuschwanstein.de/

 

fonte: Pinterest

 

2- Burg Hohenstaufen, Göppingen (Baden-Württemberg)

 As ruínas do Castelo Hohenstaufen encontram-se a 684 metros, na simpática localidade homónima. O Castelo foi construído no ano de 1070 como forte e passou por gerações de famílias reais, nem sempre de origem alemã. Em 1525 o castelo foi destruído durante a Guerra dos Camponeses e algumas das suas pedras foram utilizadas para construir um outro castelo, de Göppingen. Entre 1936 e 1938 e entre os anos de 1967 e 1971 foram realizadas escavações arqueológicas no local que permitiram preservar alguns dos alicerces do castelo.

Escusado será dizer que do cimo do monte a vista é até onde os olhos podem alcançar :)

fonte: www.stuttgart-tourist.de

 

3 - Weilheim-Teck (Baden-Württemberg)

Bem vindo a Weilheim Teck, uma cidade com sotaque "schwäbisch" rodeada pelas suas montanhas. Aqui encontra o verdadeiro espírito do sul da Alemanha, com casas típicas, tradições bem vivas e uma hospitalidade sem descrição. Deve ser percorrida a pé (obrigatoriamente!) para descobrir o seu centro histórico que remonta ao século XIV.

A não perder: Peterskirche (a primeira construção data de 1089 e contém ainda o mais velho órgão barroco de todo o País), Marktplatz e o Muro da Cidade. Para quem gosta da Natureza, não deve abandonar Weilheim Teck sem subir ao Limburg. Aproveite também os 14 caminhos exclusivos para bicicletas e peões. A forma mais fácil de conhecer as redondezas. Caminhar, caminhar, caminhar: é o mote para saborear com perfeição as paisagens do sul da Alemanha.

weilheim blog.JPGfonte: própria

 

 

4 - Limburg, Weilheim-Teck (Baden-Württemberg)

Ergue-se de um vulcão já adormecido cujas cinzas que se depositaram aos seus pés, permitem hoje o cultivo de um vinho de qualidade; mas a paisagem do Limburg é também pintada pelas árvores de fruto (macieiras, pereiras e cerejeiras, que quando estão em flor iluminam o verde do monte).

Lá em cima, encontramo-nos no topo do mundo, onde o horizonte parece realmente infinito. Em dias de céu limpo distinguem-se as casas, os campos e quase se alcança a cidade de Stuttgart. Depois da subida, a vista é compensatória. É o sítio ideal para refúgios, para fazer piqueniques, para sentir a vida.

 

limburg_blog.jpgfonte: própria

 

5 - Gastronomia

Brezel, Laugen, Spätzle, Apfelschorle, Schnitzel, Jägerschnitzel, Bratwürste, Kartoffelsalat, Sauerkraut, Schwarzwälder Kirschtorte, Maultaschen... sim, a gastronomia é um verdadeiro tesouro que vale a pena ser descoberto e a lista é infinita! Não se deixe intimidar pelos nomes. Vai ficar deliciado. Garanto-lhe! :)

deutsch comida_blog.jpgfonte: própria

 Boa Viagem! :)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:18

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris