Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Lisboa menina e moça"

turismado por Damiana Sousa, em 06.06.12

Perdoem-me, mas na recomendação de hoje não posso deixar de esconder o meu favoritismo, não desvalorizando no entanto, todos os outros cantinhos do nosso lindo país.

Hoje tenho um cheirinho a Lisboa, que nesta altura nos aromatiza o pensamento com sardinha assada e manjerico; por essa mesma razão, o melhor mesmo é ir mergulhar no lado tradicional e cultural da nossa Capital. Muitas vezes minimizamos o que é nosso e precisam de vir os turistas valorizar todo o nosso património. A magnífica luz com que Lisboa é presenteada, torna-a também numa Capital da Europa cobiçada, impressionando sem sombra de dúvida quem por lá passa. Lisboa tem qualquer coisa de mágico, que nos faz querê-la apreciar a cada passo que damos.

Nada melhor que revitalizar energias e encontrar inspiração na zona de Belém, onde entramos numa atmosfera completamente histórica e secular, que nos faz orgulhar das nossas raízes. A Torre de Belém remete-nos para a época em que Portugal representava uma potência global na Idade Moderna (séculos XV a XVIII). Teremos aqui o expoente máximo do nacionalismo, com brasões de armas de Portugal esculpidos em todo o Monumento. Aqui os dias de sol trazem o cheirinho a maresia que tranquilizam qualquer mente inquieta.

Chegamos mais longe para "descobrir" pelos nossos pés o que já foi descoberto há centenas de anos atrás pelos nossos conquistadores: o Mundo! A Rosa dos Ventos no Padrão dos Descobrimentos dá-nos o poder de o alcançar. Olhamos em frente para apreciar em detalhe a história escrita pelos nossos heróis tão bem representados (são 31 no total) no Monumento aos Descobrimentos.

Nas nossas costas, fixa-nos o Mosteiro dos Jerónimos, desafiando-nos a conhecer as suas particularidades e a deixarmos cair o queixo com os seus pormenores arquitectónicos. Lá dentro descansamos o olhar no altar, no sacrário, nas imagens Sacras e na sua grandiosidade. Cá fora, deixamos que a brisa do seu vizinho jardim nos acaricie. Impossível sair desta zona sem levar na mala os irresistíveis pastéis de Belém!

E impossível é também sair de Lisboa sem sentirmos que cada pedaço seu que desvendamos irá connosco no coração.

Ao lembrar Lisboa, terá sempre na sua ideia a maravilhosa luz refletida no Tejo que ilumina qualquer rua por onde se passeie. Nem as ruelas mais escondidas dos Bairros ainda vivos conseguem apagar a energia desta bela cidade.

Torre de Belém

 

Padrão dos Descobrimentos

 

Vista sobre o Mosteiro dos Jerónimos

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:59

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris