Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




No topo do Mundo

turismado por Damiana Sousa, em 30.05.12

Se há locais onde gosto de subir, é bem no cimo das Montanhas e Serras que me inspiram e me fazem sentir no topo do Mundo. Transmitem-me bem aquela sensação de grandiosidade olhando para as minúsculas paisagens lá de baixo, como se me presenteassem com um super poder e uma capacidade de governar cada pedaço de terra da maneira que eu bem entendesse. Tenho a certeza que é isso que Deus deve sentir ao ver-nos lá de cima...

Na impossibilidade de poder ter o meu próprio trono divinal bem lá no céu do Mundo, contento-me em usar as minhas capacidades humanas para subir Serras e agradecer a maravilhosa paisagem que tenho o privilégio de conhecer.

Num dos meus desvairos turísticos, já dei por mim diversas vezes, bem no topo da Serra de S. Macário. É vizinha da Serra da Arada, da Freita e do Arestal e moram todas no simpático bairro designado por Maciço da Gralheira.

É a 1050 metros de altitude que encontramos a Capela de S. Macário, rodeada pela típica construção de muros de Xisto, envolta pela beleza das suas vizinhas, complementada ainda pela paisagem oferecida pelas Serras do Montemuro e Caramulo e pela Bacia do Vouga. Posso-lhe garantir, que lá bem no alto consegue perceber o som do silêncio. Só mesmo visitando, me conseguirá dar razão...

Na Serra mais alta do Concelho de São Pedro do Sul, é possível reviver lendas e histórias de devoção. Que o digam as pequenas aldeias caracterizadas pelas suas típicas casas de xisto, habitadas por poucos que ainda restam para contar as suas estórias. No vale profundo da Serra, encontramos a Aldeia da Pena, verdadeiramente perdida no tempo, onde o bulício das zonas citadinas nunca chega, senão através dos seus curiosos. Arrisco-me a dizer que será uma das mais belas aldeias de xisto em Portugal. Pequena, segura de si, protectora das suas gentes e das suas tradições.

Também entalada entre a Serra, fica a Aldeia de Covas do Monte, famosa pelo seu rebanho de cabras composto por mais de 1000 cabeças. Todos os dias, o pastoreio comunitário deslumbra os turistas que por ali passam, absorvendo a tradição de um Portugal Rural, actualmente marcado por uma meia dúzia de exemplos. São imagens de um Portugal que já pouco existe. Aqui encontra também um restaurante que satisfará o seu gosto pela comida de Lafões.

Asseguro-lhe que tem entretenimento para um dia bem passado. Vai conseguir perder-se na calmaria e nos cenários idilicos, vai desejar deitar-se nos campos que pintam a paisagem e parar aquele momento que oferecerá apenas a si.

Boa Viagem.

 

Capela de São Macário (Fonte: Guia da Cidade)

 

Serra de São Macário (Fonte: Guia da Cidade)

 

Aldeia da Pena (Fonte: Guia da Cidade)

 

Covas do Monte (Fonte: Aldeia de Magaio.org)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:40

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris