Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Eu vou ao Jardim Zoológico, giroflé, giroflá..."

turismado por Damiana Sousa, em 25.05.12

Dos locais mais agradáveis para se visitar e que agradam a miúdos e graúdos é sem dúvida o Jardim Zoológico. Considero o programa ideal para famílias que vão desde os 0 aos 100 anos. Os adultos não escondem o seu fascínio por voltarem a ser crianças, vivendo com elas o dia no Jardim Zoológico. Por sua vez, as crianças não conseguem conter o entusiasmo de observar tantos animais num só espaço, sonhando secretamente que aquela fosse a sua casa onde poderiam albergar tantas espécies, tal Noé e a sua Arca.

Remeto hoje para o Jardim Zoológico de Lisboa que está a poucos dias da comemoração do seu 128º aniversário (28 de Maio); tenho a expectativa de vos aguçar o apetite de maneira a programarem a vossa viagem para este fim de semana.

Como natural da Capital, não fui ao Jardim Zoológico nem 1, nem 2 vezes... fui muitas mais. É uma espécie de must see dos habitantes. "Se vem tanta gente de longe visitar o Jardim Zoológico, porque não havemos nós também de o conhecer?" pensam os lisboetas.

O Jardim Zoológico é uma espécie de Meca em Portugal. Tem que se visitar pelo menos 1 vez na vida.

Considero também que é um espaço privilegiado para a fuga das "árvores de cimento" a que os lisboetas estão acostumados, encontrando desta forma um pouco do equilibrio com a Natureza. Tanta fauna e flora, só podem harmonizar perfeitamente com o ser humano.

Recomendo um dia ameno de verão para o visitar, uma mochila (o bom português leva sempre farnel...), máquina fotográfica, água e vontade de caminhar (não se esqueça também do dinheiro para pagar as entradas e quiçá, para os souvenirs). É boa ideia seguir o trajecto indicado pelo Mapa que deve solicitar à entrada. Se começar a distrair-se e a saltar etapas, vai acabar cansado, desorientado, com vontade de voltar para casa e perder metade dos pormenores, para além de tirar o encanto à sua visita. Para além de que o mapa contém informações bastante úteis de todas as facilidades e espaços oferecidos no Zoo. Dada a sua localização bastante centralizada na rede de transportes, chegará sem dificuldade ao Zoo (7 Rios - Jardim Zoológico).

Comece o mais cedo possivel; sou talvez um pouco suspeita para falar, na medida em que tudo o que toque a visitas, começo sempre de manhã. O Jardim Zoologico abre às 10h00 e encerra às 20h00... pode-lhe parecer muito tempo no meio de tanto animal, mas acredite que vai perder tempo na bilheteira, vai precisar de tempo para uma pausa de almoço e vai definitivamente precisar de caminhar sem pressas. O Zoo tem muito para ver e é isso que vou mostrar já a seguir.

Como referi, siga o mapa. A sua viagem pelo mundo dos animais começa aqui, entre Zebras, Aves Asiáticas, Bongos, Koalas, Rinocerontes e Suricatas (os meus preferidos, by the way. As Suricatas são também conhecidas por Timon - do Timon e Pumba, amigos do Rei Leão). Se quiser aproveitar a proximidade com a zona destes animais e a Baía dos Golfinhos, recomendo vivamente que assista ao espetáculo dos Golfinhos. Poderá fazê-lo logo às 11h ou aproveitar as sessões da tarde.

Continue a sua viagem pelos animais mais "africanizados", entre Girafas, Elefantes Africanos (eu sou do tempo em que se dava um amendoim ao Elefante e ele tocava no sino), Leões e Macacos. Terá ainda oportunidade de conhecer animais de origem asiática, de contemplar a encosta dos Felinos ou observar a vida dos Ursos. Divirta-se entre os pinguins e as aves exóticas e teste o seu medo ou alimente o seu fascínio pelos répteis (no reptilário - 10h00-19h00). Se gosta de ver os animais em acção, não perca as variadas apresentações; recomendo, no entanto, que organize o seu horário e a sua visita, no caso de não querer perder nenhuma apresentação.

Se conseguiu visitar todo o Zoo e explorou todos os pontos de interesse,aconselho agora a parar e comer um gelado num dos milhares de locais à sombra e de seguida, parta em direcção ao teleférico. Não saia do Jardim Zoológico sem o fazer. Terá uma vista maravilhosa de todo o Zoo e ao passar por cima dos Leões, vai-se recordar de como são imponentes (apesar de este ano, termos sofrido alguns duros golpes... bem, mas mudando de assunto...).

Um ponto bastante interessante que gostaria igualmente de destacar é a "Quintinha", um espaço bastante educativo no que toca ao funcionamento de uma Quinta e onde é possível observar animais característicos.

Se nunca visitou o Zoo, aproveite e parta à descoberta. É realmente um mundo de fantasia. Se conhece crianças que nunca visitaram o Zoo, ofereça-lhes esta oportunidade; não imagina como elas vão fantasiar com tantos animais que só vêm em desenhos animados.

Se já visitou o Zoo, deixe-se surpreender novamente. Não imagina o que poderá voltar a descobrir! Acredite em mim.

Tenho a certeza que será um dia muito bem passado. E se está sem ideias para uma escapadinha a dois, é um lugar a considerar.

Bom passeio!

 

Para consulta detalhada de informações sobre horários, preços, apresentações e outras considerações úteis, visite por favor o site oficial do Jardim Zoológio de Lisboa aqui.

 

Baía dos Golfinhos

Vista do Teleférico sobre Lisboa                                                                                   

 

Vista sobre o Jardim Zoológico      

                                                          

As Girafas

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:31

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris