Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Aldeia Histórica: Sortelha

turismado por Damiana Sousa, em 03.04.13

No Concelho de Sabugal e a 773 metros de altitude situa-se a bela aldeia histórica de Sortelha. Foi D. Sancho II, o "Povoador", o responsável pela fixação de pessoas nesta localidade. Os terrenos graníticos e acidentados embelezam esta pequena povoação, cujas casas se encostam aos penedos. Os habitantes são conhecidos pelos "Lagartixos", dado que as habitações estão viradas para o Sol.

Invadindo a aldeia pelo Largo do Corro, depressa nos apercebemos do rico património histórico que as muralhas encerram. A visita destaca-nos o Castelo, o Pelourinho, a Casa Um e o troço de Calçada Medieval que ladeia as ruínas da Igreja de Santa Rita. Encontramos ainda as Casas do Governandor e do Escrivão, a Casa dos Falcões e a Fonte do Mergulho (cujo túnel que daqui parte, comunica com o exterior das muralhas). Na Igreja Matriz apreciamos a Torre Sineira, o tecto mudéjar e uma Passo da Via Sacra. Destacam-se ainda a Casa Árabe, a Casa das Almas e uma bonita janela Manuelina embrenhada no casario.

O Forno Comunitário, que agora alberga um pequeno Bar, estava em funcionamento até há poucos anos. O nome da Casa do Vento que Soa está na base da lenda da aldeia. Conta-se que um pai, à beira da morte, diz ao seu filho que não tendo riquezas para lhe deixar, tinha um conselho valioso para lhe dar: Se tiveres um segredo, que não queiras ver espalhado pelo vento que soa, não o contes a ninguém. O rapaz, sem entender muito bem as palavras de seu pai, pôs a teoria à prova e inventou um segredo falso que depressa se espalhou pela boca dos seus amigos; para não o contarem a nenhuma pessoa, desabafaram às canas do rio. Uma das canas foi cortada por um pastor, para fazer uma flauta. No momento que sopra, em vez de sair música, saiu o falso segredo do rapaz qe toda a aldeia ficou a conhecer.

Encontre segredos e tradições e leve para casa memórias de uma aldeia perdida no tempo.

Boa viagem.

 

Sortelha

Fonte: www.trekearth.com

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:09

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris