Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Pormenores da Bairrada

turismado por Damiana Sousa, em 27.02.13

O tempo frio pede aconchego e nada melhor que partir à descoberta do concelho de Anadia, que aconchega não só a vista, como o estômago com o imperdível Leitão e o seu fiel acompanhante, o famoso Espumante da Bairrada.

É na Anadia que se colhem as melhores uvas, onde os vinhedos se destacam na paisagem. O património cultural e natural abrem o apetite para uma visita inesquecível.

Comece por explorar o Museu do Vinho da Bairrada. É um edifício contemporâneo que expõe colecções temporárias e permanentes.

Tendo como tema principal o Vinho da região da Bairrada, o Museu tem como objectivo dar a conhecer aos seus visitantes a arte, a cultura e a história vitivinícola da região da Bairrada. A exposição permanente designada por “Percursos do Vinho” está muito bem organizada, mostrando, através de vídeos, imagens e objectos, todas as fases do ciclo de Produção do Vinho (cultivo da vinha, o tipo de castas predominantes, a vindima, a vinificação do Espumante, a vinificação nas caves e adegas, a prova…). A divisão das salas por temas e a gestão da Enoteca pelos produtores da região são um dos pontos fortes deste Museu. É recorrente o edifício albergar também exposições temporárias (encontre mais informações aqui).

Em pleno coração da cidade de Anadia, é possível visitar a primeira Quinta a produzir espumantes em Portugal. A Quinta do Ortigão oferece 15 hectares de vinha, onde se podem degustar os vinhos produzidos, que já granjearam alguns prémios.

Ainda embalados pelas tradições vínicas da região, seguimos para a Mancha Vitícola localizada em Paredes do Bairro. Poderá passear pelos vinhedos, envoltos em colinas verdejantes.

A Curia recebe-nos na sua antiga Estação de Caminhos de Ferro, onde hoje funciona o Espaço Bairrada. Aqui é possível adquirir produtos regionais, artesanato local e informações úteis sobre a região da Bairrada.

Chegamos então a um sítio perfeito para uma pausa. O Parque das Termas da Curia oferece 14 hectares de vegetação composto por árvores centenárias. Um passeio pelos jardins e pela gruta é ideal para retemperar energias. Este Parque construido no século XX alberga o Balneário Termal, o Hotel e um lago artificial que poderá percorrer com a ajuda de barcos a pedais.

Despedimo-nos do coração da Bairrada, seguindo para a Barragem da Gralheira, na Moita. Aqui é o sítio ideal para um piquenique e para momentos de lazer, à sombra da vegetação. É um espaço cuidado, repleto de pormenores que facilitam o seu usufruto. Até as crianças têm um espaço exclusivo na Barragem da Gralheira.

Explorado o Concelho de Anadia, ficam ainda por descobrir outros recursos surpreendentes da região da Bairrada...

 

Parque das Termas da Curia (fonte própria)

 

Parque das Termas da Curia (Gruta)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:14

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris