Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Aldeias Históricas: Idanha-a-Velha

turismado por Damiana Sousa, em 30.01.13

Pouco mais de 60 pessoas recebem quem visita Idanha-a-Velha. Este museu a céu aberto constitui uma interessante Aldeia Histórica. A sua parcial desertificação permitiu preservar achados arqueológicos, cujas construções se iniciaram no século I.

O valioso património histórico deverá ser descoberto a partir do Largo do Espírito Santo, um tradicional recinto de festas que nos apresenta uma capela seiscentista. Transpondo a Porta Norte e o troço da muralha, deparamo-nos com o maior Solar da aldeia, a Casa Marrocos. Reflecte um bonito trabalhado nas suas varandas e cantarias. Seguindo pela pequena rua, chegamos até à Igreja de Santa Maria (Sé Catedral), um templo construído na era dos Visigodos. O Lagar de Varas artesanal que está totalmente recuperado, merece também uma visita demorada para apreciar as técnicas anciãs de prensa da azeitona. Ainda nas imediações da Igreja, está exposta a maior colecção do País de epígrafes. São mais de cem e permitem identificar famílias romanas que ali viveram. No fim da rua aguarda-nos a Torre dos Templários, erguido, no que resta de um templo romano. Neste ponto alto, obtém-se uma belíssima vista sobre a aldeia.

A cinta amuralhada da aldeia conduz-nos até ao Forno Comunitário, recentemente restaurado, à Igreja Matriz e ao Pelourinho datado do século XVI. O rio Pônsul avista-se na paisagem, para nos levar até à Ponte de origem romana, que constituiu um importante elo de ligação entre Mérida e Braga.

Esta Aldeia Histórica conserva ainda pedras esculpidas e inscritas do tempo dos romanos... faz-nos um convite subtil para apreciar o valioso património histórico que encerra nas suas ruínas.

fonte da imagem: radiomonsanto.pt

 

fonte da imagem: http://redeculturalbb.ipcb.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:05

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris