Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Nas Voltinhas do... Marvão

turismado por Damiana Sousa, em 16.01.13

Em pleno Alto Alentejo subsiste uma pequena vila, outrora guardiã das nossas fronteiras. Situada no ponto mais alto da Serra de S. Mamede, a Vila de Marvão oferece, hoje em dia, memórias de um local estratégico, agraciado pela beleza da sua altitude. Com vestígios desde o período de ocupação árabe e posteriormente conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, o Património Arquitetónico e Monumental testemunha as adaptações que a Vila sofreu, tudo em prol da defesa do Alto Alentejo. 

O Castelo, composto por imponentes torres e baluartes, apresenta dois recintos distintos, mas interligados. A não perder a visita à Cisterna. O Núcleo Museológico Militar oferece-nos a possibilidade de conhecer a fundo a história desta Fortaleza.

As Muralhas que cercam a Vila, remontam ao século XIII e encontram-se em perfeita sintonia com o majestoso Castelo, impecavelmente enquadrados na paisagem. Protegidas por esta Fortificação, estão as ruas bem conservadas e arranjadas que nos levam a conhecer a Igreja Matriz e o Museu Municipal, que exibe orgulhosamente vestígios da suas raizes, pela mão das descobertas arqueológicas, das tradições culturais e etnológicas. Conforme se pisam as ruas calcetadas, observam-se características da arquitectura tradicional: os vãos de portas decorados, as janelas góticas e as varandas de ferro forjado. Vale a pena parar para apreciar, sem pressa, pequenas lojas de artesanato onde somos brindados com o trabalho ao vivo dos artesãos.

As ruas estreitas, o ambiente pacífico dentro das Muralhas e o Castelo são o pretexto ideal para um passeio de descoberta. Na mala, levamos com toda a certeza o ambiente de tranquilidade do Marvão.

fonte da imagem: quelarinha.blogspot.com


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:12

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris