Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dicas para quem viaja (Sozinho ou Acompanhado)

turismado por Damiana Sousa, em 09.01.13

 

Ano Novo, Vida Nova! Se é este ano que finalmente vai cumprir o item "Viajar" da sua lista de Metas para 2013, confira dicas importantes antes de fazer a mala. Seja para um fim de semana ou para umas férias prolongadas em território nacional ou no estrangeiro, vale a pena conhecer alguns segredos e prevenir-se em terra. Sabemos todos que o cenário não está para muitas despesas, por isso, organize a sua viagem e poupe muitos euros, sem se privar do belo hobbie que é viajar.

 

- Se vai para um hotel, não reserve online sem confirmar se realmente está a pagar mais barato. Ligue directamente para os Hotéis e questione pelos programas ou preços especiais e se há alguma diferença reservando online ou por telefone. Muitos preços afixados nas Centrais de Reservas são inflaccionados, dada a comissão que o Hotel tem de pagar. Não acontece sempre, mas vale a pena perder uns minutinhos a esclarecer as suas dúvidas. Certifique-se também de todas as políticas de cancelamento.

- E falando em preços, os melhores são fora de épocas especiais. É uma boa opção para quem não tem filhos, pois não tem que se limitar aos perídos massificados: Verão, Páscoa, Natal... Em Novembro e Fevereiro quase que consegue regatear preços junto dos hotéis!

- E não se esqueça: faça sempre a sua reserva! Não se aventure chegar a um hotel de "pára-quedas" e não ter quartos... Mesmo que seja época baixa, a lotação pode estar preenchida devido a algum evento especial. Informe-se!

- A antecedência é a melhor amiga de quem organiza viagens. Quanto mais cedo reservar a sua viagem, melhor. Especialmente em aviões; os preços vão variando consoante a procura. Se quiser viajar em Dezembro e reservar em Março, é provável que consiga preços muito convidativos. É verdade que existem as promoções de última hora, mas a menos que seja a pessoa mais sortuda do mundo, não arrisque.

- Ao reservar o seu lugar no avião, não escolha os lugares junto à janela só por serem mais bonitos. Se é daquelas pessoas que se levanta constantemente, vai estar a incomodar o passageiro do lado, que tem que se levantar para o deixar passar. Se por outro lado, for uma pessoa que não anda em pé a toda a hora, escolha preferencialmente o lugar junto à janela, para não ter que se levantar sempre que o vizinho do lado quer ir à casa de banho ou perguntar coisas às Hospedeiras.

- Não se esqueça, que se viajar com algum menor, sem que o outro progenitor o acompanhe, necessita de uma carta de permissão assinada por este.

- Leve conhecimentos na sua bagagem. Quer "vá para fora" ou fique "cá dentro", não descure as informações locais. Tenha uma ideia do que pode visitar, o que é típico, como é a cultura, os horários, se há conflitos sociais, zonas a evitar... Situe-se! E complemente estas informações junto de um Posto de Turismo. Terá recomendações especializadas e poderá usufruir de outras curiosidades locais, que estão fora dos guias e das páginas da Internet.

- Em relação às malas, leve apenas o essencial e não o que "eventualmente" poderá vir a precisar. Basta imaginar que vai embarcar numa viagem sozinho. Pense no que está disposto a carregar, se não houver ninguém que leve as malas por si.

- Tenha sempre à mão o telefone e morada de entidades oficiais e do sítio onde está alojado (mesmo que seja em casa de familiares).

- Esteja sempre atento ao que se passa à sua volta, quer viaje sozinho ou acompanhado. Zele pela sua segurança e evite destacar-se no meio da multidão. Integre-se. E evite andar em locais com pouco movimento. (Isto faz-me lembrar a minha viagem à Holanda, onde adoptei tão bem a rotina dos habitantes, que os turistas me abordavam para esclarecerem questões...)

- Não se esqueça dos medicamentos primários, para casos de emergência.

- Saiba que normalmente a refeição do almoço é sempre a mais em conta. Aproveite os menus completos e alimente-se bem. E se quiser poupar, esqueça as duas refeições a comer fora. Aproveite os supermercados para poder jantar.

- Ande sempre com o mínimo de dinheiro possível e com as fotocópias dos seus documentos. Deixe os originais bem guardados no sítio onde está alojado. Se for num hotel, pergunte pelos cofres.

- Se viajar de carro, certifique-se que o veículo está em perfeitas condições. Tenha à mão os contactos necesários em caso de avaria.

- Se viajar de avião, informe-se correctamente de todos os procedimentos em relação ao que pode levar na bagagem de mão. Cuidado com os presentes que compra noutros países e não aceite guardar ou pegar em nenhuma encomenda que lhe seja oferecida no aeroporto.

- E para facilitar o seu embarque, carregue com poucas coisas na mão. Evite roupas e acessórios demasiado metálicos (para não perder demasiado tempo no controlo Raio-X). Os computadores portáteis têm de ser tirados da sua pasta e passados também no tapete Raio-X.

 

 

Boa Viagem!

 

Tem mais sugestões que queira partilhar? Sinta-se à vontade para comentar.

 

 

fonte da imagem: pt.depositphotos.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:51

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris