Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Bragança

turismado por Damiana Sousa, em 31.12.12

Contam-se pelos dedos os locais que me fascinam logo à minha chegada. Bragança foi uma dessas cidades. Percorrer cada pedaço de rua fez-me querer descobrir mais, de uma bela cidade do interior norte de Portugal.

É a Cidadela (ou Vila) que nos chama qual sereia encantada. Observam-se as Portas da Vila, a Poente e a Nascente, para constatar que os arrabaldes e o desenvolvimento de Bragança se desenrolou pela encosta poente.

Neste recinto fortificado degusta-se história contada pelas Muralhas, pela Torre de Menagem, pela Domus Municipalis e pelo Pelourinho. Mas quem domina este aglomerado de riquissimos monumentos é o Castelo, que influenciou a continuidade da construção da Cidade.

A visita prossegue para a Igreja e Convento de S. Francisco, fundado no século XIII. Conta, no seu interior com belíssimos retábulos, dos quais se destaca o da Capela da Nossa Senhora da Conceição, pelas influências rocailles.

A Praça Velha espera-nos para uma visita à Igreja de S. Vicente e ao Edifício do "Principal" (de carácter militar).

Somos conduzidos agora até à Praça da Sé, que no fim do século XVIII representava o coração da urbe. A Sé Catedral cativa-nos pelo seu Claustro e pela opulenta Sacristia. Na vizinhança encontramos o Solar dos Calainhos, que consitui uma casa setecentista com tectos em talha.

A saida da cidade deve fazer-se em direcção ao Miradouro, para um último contemplar do castelo e do casario de Bragança. A despedida deve ser feita no Parque Natural do Montesinho, onde, entre as serras do Montesinho e da Coroa se encontra uma perfeita harmonia entre a integração do homem com o meio ambiente, que se verifica há séculos, apesar das características únicas e peculiares do clima.

 

 

Fonte da Imagem: nordestecomcarinho.blogspot.com

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:28

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris