Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Segredos do Caramulo

turismado por Damiana Sousa, em 28.11.12

O Concelho de Tondela convida a uma descoberta paisagística fascinante. Aqui se encontra também uma conjugação perfeita entre as tradições que nunca morrem e os segredos embalados pela Serra do Caramulo. Esta envolvente natural, confere ao concelho características únicas.

O passeio começa bem no centro de Tondela, onde se destaca a Fonte da Sereia, a Igreja Matriz e Museu Terras de Besteiros. Toma-se a direcção do Caramulo, encontrando-se pelo caminho a povoação de Molelos. Molelos agradece a sua fama ao artesanato em Barro Negro, único na região. Uma nova geração de artesãos, tem desenvolvido e recriado esta tradição ancestral. É possível visitar as olarias e fazer parte integrante deste ofício. A não perder!

Pouco depois, alcança-se a Sra. Do Calvário, um espaço natural aproveitado para belos piqueniques com uma magnífica vista para a Serra do Caramulo. A Vila de Campo de Besteiros fica logo ali à porta, convidando a visitar a Capela de Nossa Senhora do Campo. Deixando a Vila, inicia-se a subida em direcção à Serra do Caramulo, acompanhados pela paisagem tranquila e tipicamente montanhosa. Sem que se dê por ela, chega-se à Vila do Caramulo que merece uma visita calma pelos seus jardins. O Museu do Caramulo e o antigo Sanatório são os ex-libris desta pequena Vila bem colada ao topo da Serra.

O caminho segue agora para os pontos mais altos da Serra: Cabeço da Neve e Caramulinho. O Cabeço da Neve é um belíssimo planalto situado a 1000 metros de altitude, que oferece uma paisagem indescritível e impressiontante sobre o Vale de Besteiros: podem distinguir-se cidades, vilas, aldeias e os pequenos recortes ao fundo da vizinha Serra da Estrela.

O Caramulinho é o ponto mais alto da Serra do Caramulo e no alto dos seus 1074 metros de altitude observa-se a belíssima paisagem onde se distinguem pequenas povoações entaladas nas suas encostas. Em dias sem nebulosidade é possível distinguir perfeitamente o Farol da Praia da Barra, em Aveiro. Um verdadeiro local de revitalização, não só pela paisagem oferecida, mas também pelo puríssimo ar que caracteriza esta bela serra Portuguesa.

A descida leva-nos para uma úlima paragem no concelho: S. João do Monte. Pelo caminho, as várias aldeias com casario de pedra salpicam a paisagem, que deste lado da serra é mais agreste. Os riachos cantam na sua passagem alimentando a vegetação verde, que dão cor às pinceladas graníticas típicas do Caramulo. Em S. João do Monte destaca-se a praia fluvial envolta num ambiente de tranquilidade serrana.

O Concelho de Tondela tem sítios e tradições a descobrir, solares e casas senhoriais, casas de xisto e caminhos de serra. Tem refúgios de uma beleza inigualável que se oferecem a quem queira visitar.

Pôr do Sol na Serra do Caramulo (vista do Hotel Severino José - Tondela)

fonte: Própria

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:39

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.



Quem é a Doutora dos Turistas

foto do autor


Informação Personalizada / Promoção de Conteúdos

Procura um Programa, Itinerário ou Circuito feito à sua medida? Em Portugal ou além fronteiras? Ou deseja ver anunciado o seu Evento, o seu Hotel, os seus Programas ou outro assunto que considere interessante? Contacte directamente a Doutora dos Turistas através de: consultorio.tur@gmail.com :) ||
Para outros serviços associados ao Consultório, contacte-nos, por favor, através do seguinte endereço: geral.consultorioturistico@gmail.com

Site do Consultório Turístico:

http://www.consultorioturistico.com

Últimas novidades no Facebook:

Últimas Notícias no Facebook do Consultório


Seguir o Blog

Assinar Newsletter



Política de Privacidade


Pesquisar no Mundo

Custom Search




Notícias via Publituris